Série Espíritos na Internet ::: Que Espíritos são estes?

por Marcelo Miranda


     A Internet ou Rede Mundial de Computadores é o maior e mais veloz meio de comunicação criado pelo homem. Hoje é o fluxo comunicacional de todas as outras mídias. A ciência e a tecnologia, agora ampliadas pelas diversas ferramentas digitais, estão entre as inúmeras bênções de Deus. Sem elas, a Terra ainda estaria em fase primitiva. É a Lei do Progresso. O crescimento moral é consequência do avanço intelectual, mas nem sempre de forma imediata. Faz com que se compreenda o bem e o mal. O homem escolhe. O desenvolvimento do livre-arbítrio acompanha o da inteligência e aumenta a responsabilidade dos atos.[1]

     A Era Digital que estamos vivenciando nos leva à entropia diante de tanta informação. Nossas vidas foram modificadas pela Internet para sempre. Mudou a nossa forma de pensar, fazer amigos, namorar, casar, trabalhar, nos tornar famosos, aproveitar o lazer, formar comunidades, fazer compras, vender, ler, estudar, jogar, escrever, educar os filhos, nos comunicar, cuidar da saúde, nos comportar... Mudou praticamente tudo. 

     Mudamos e vamos mudar muito mais. Assim caminha a humanidade, com passos velozes, nunca antes imaginados e, infelizmente, ainda com muita maldade. Mas também com a certeza, muita fé e esperança, de que somos Espíritos sendo regenerados para o amor e a caridade.

     E, por falar em Espíritos, muitos foram reencarnando ao longo do tempo para agilizar a evolução tecnológica do Planeta. Por quê? Para quê? Apenas para melhorar e facilitar nossa vida material? Não. O objetivo maior sempre foi impulsionar nosso progresso moral.

     A grande maioria da população terrena já está disciplinada e sabe que não pode jogar pedras na casa do vizinho. Mas quando observamos comportamentos nas redes sociais notamos muitas “pedradas” em direção ao próximo. E não importa se é desconhecido, figura pública, vizinho ou mora do outro lado do Planeta. Esse Espírito é nosso irmão. Há mais de dois mil anos já disse Jesus: “Atire a primeira pedra aquele que...”


Obsessão virtual


     O uso patológico (doentio) de Internet está aumentando e já estamos percebendo os efeitos negativos. Precisamos frutificar debates e ações de ajuda a estes irmãos enfermos e necessitados. A obsessão pelo mundo virtual é algo crescente nos dias atuais, garantem médicos e especialistas. Há casos graves, de difícil controle, que atingem todas as idades: crianças, jovens e adultos. Muitas situações de dependentes de tecnologia. Transtornos que dominam doentiamente o Espírito. O mau uso do livre-arbítrio transformou algo positivo em grave problema.

     A proposta é despertar a autoanálise sobre como está o nosso comportamento social agregado ao uso da Internet aproximando o Espiritismo, sob seu tríplice aspecto (científico, filosófico e religioso). 

     Necessitamos entender como estão nossas atitudes, sentimentos, pensamentos e vontades no ciberespaço. E, da mesma forma, de que maneira estamos paginando nossa sintonia com o Mundo Espiritual. Não esquecendo, é claro, do amor de Jesus, como nos lembra Joanna de Ângelis: “A incomparável proposta do Espiritismo, que restaura e atualiza o pensamento de Jesus, sempre vivo e estuante na mente e no coração de todos aqueles que O amam”.[2]

     No entanto, ainda falta responder à pergunta: que Espíritos são estes? Somos todos nós, encarnados e desencarnados. Todos somos Espíritos. 


#coragem

"Eu sou o caminho e a verdade." [3]

 - Jesus. (JOÃO, 14:6.) [2]


REFERÊNCIAS

[1] KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Trad. Evandro Noleto Bezerra. 2.ed. Brasília: FEB, 2010. perg. 780, 780a.

[2] ÂNGELIS, Joanna. Dias Gloriosos. [psicografado por Divaldo p. Franco]. Salvador, BA: 1999, contracapa. 

[3] XAVIER, Francisco. Pelo Espírito Emmanuel. Todas as citações de Jesus nos finais dos artigos desta série têm como referência as passagens escolhidas por Emmanuel para a Coleção Fonte Viva.

Comentários