Breve reflexão sobre o sentido da vida!

 

Foto: unsplash.com

Por Fabian Viégas


Em seu livro "Em Busca de Sentido", Viktor E. Frankl define a expressão “tríade trágica”, que é composta por dor, culpa e morte. Cada qual é uma tragédia na vida de cada um de nós. Ele nos provoca a pensar com uma pergunta: "Como é possível dizer sim à vida apesar de tudo isso?"

O Livro dos Espíritos, na questão 920, nos esclarece que a vida nos foi dada como prova ou expiação, sendo assim não podemos desfrutar de uma felicidade completa na Terra, mas que depende exclusivamente de nós abrandarmos os males e de sermos tão feliz quanto pudermos ser.

Esclarece ainda, na questão 921, que “O homem é quase sempre o artífice de sua própria infelicidade. Ao praticar a lei de Deus, poupa-se de muitos males e pode até desfrutar de uma felicidade tão grande quanto comporte a sua existência”.

Dizer sim à vida, apesar de tudo o que nos consome em sofrimento, é entender que ela tem um sentido em quaisquer circunstâncias, das mais trágicas às mais felizes. Ser pleno é viver todos os estados de sentimentos no presente, sem a tragédia futura da tristeza ou felicidade. É entender que o livre-arbítrio que Deus nos concedeu nos possibilita transformar criativamente os aspectos negativos da vida em algo positivo ou construtivo. É transformar o sofrimento numa conquista e numa realização, extrair da culpa a oportunidade de mudar a si mesmo para melhor e fazer da transitoriedade da vida um incentivo para realizar ações responsáveis de caridade e amor.

Voltando a Viktor E. Frankl, há três caminhos pelos quais se pode chegar ao sentido da vida: (1) criar um trabalho ou fazer uma ação; (2) experimentar algo ou encontrar alguém, e; (3) qualquer pessoa, mesmo desamparada e sem esperança,  pode erguer-se acima de si mesma, crescer para além de si mesma e, assim, mudar-se a si mesma. Ou seja, a transformação de tragédia pessoal em triunfo está dentro de cada um!

Assim, o otimismo que devemos ter diante das adversidades não nos é imposto, se trabalha internamente para mudar o estado vibracional e encarar a vida como causa e consequência, entendendo que nada é por acaso e que Deus está no comando de tudo sempre!

Comentários